10 Filmes jurídicos para assistir na quarentena

março 28, 2020


A quarenta está esgotando nosso espírito e nos afundando em tédio. Alguns estão com todas as atividades suspensas, outros com tarefas EAD, tanto no trabalho, quanto na faculdade e isso pode tornar sua vida um inferno pelo despreparo das instituições a trabalhar com sistema a distância, estou certo? Bom, talvez não, mas de qualquer forma é preciso relaxar e para isso, separamos uma lista de filmes com relação ao mundo jurídico para você se distrair e reaver aquele gostinho pelo Direito.

Então, segue essa lista que está sensacional.

Caso queira assistir esse resumo em vídeo clique aqui

#1 - O JUIZ


Não poderia começar essa lista de indicações, senão, com o brilhante filme, "O Juiz", estrelado pelo talentosíssimo homem de ferro, digo, Robert Downey Jr., na história, Robert é um advogado de muito sucesso, Hank Palmer (Robert Downey Jr.) volta à cidade em que cresceu para o velório de sua mãe, que há muito não via. É recebido de forma hostil pela família e resolve ficar um pouco mais quando seu pai, veterano juiz, é apontado pela polícia como responsável pela morte de um homem que condenou há vinte anos. Mesmo não se entendendo com o pai, Hank debruça-se sobre o caso, mas os dois não conseguem conviver amigavelmente e a possibilidade de condenação aumenta a cada revelação.


#2 - O JULGAMENTO


Filme que reflete bastante a importância da profissão em nossas vidas e a razão de escolhermos fazer aquilo que gostamos. 

Após a terrível morte de sua esposa e filhos, o suicídio para ser a única saída para um advogado da pequena cidade de Kent, McClain, até ele atuar em um caso de pena de morte que começa a transformar sua vida e daqueles ao seu redor para sempre! 

Esse filme você encontra na Amazon Prime Vídeo.


#3 - QUESTÃO DE HONRA


Este filme nos mostra o poder da hierarquia e a influência de pessoas que muitas vezes pode interferir no andamento de processos judiciais e a justiça deixar de ser feita, caso não exista advogados dispostos a enfrentar autoridades corruptas. 

Após um soldado morrer acidentalmente em uma base militar, depois de ter sido atacado por dois colegas da corporação, surge a forte suspeita de ter existido um "alerta vermelho", uma espécie de punição extra-oficial na qual um oficial ordena a subordinados seus que castiguem um soldado que não tenha se comportado corretamente. Quando o caso chega aos tribunais, um jovem advogado (Tom Cruise) resolve não fazer nenhum tipo de acordo e tentar descobrir a verdade.


#4 - ADVOGADO DO DIABO


Esse filme é sinistro!!!! Um bom filme, que mostra as decisões que alguns advogados precisam tomar em suas carreiras e as vezes se sujeitar a defender causas difíceis e de pouca probabilidade de êxito, e as vezes, nesses casos o "diabo", da uma ajudinha.

Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, contratado John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York a Babilônia. No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção sua mulher, enquanto que seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado.


#5 - O JÚRI


Filme baseado em um livro que já resenhei aqui no blog (clique aqui para ler).

Após considerar que uma grande empresa é a culpada pela morte de seu marido, uma viúva decide entrar com um processo na justiça, pedindo uma indenização milionária. Para defendê-la ela contrata o advogado Wendell Fohr (Dustin Hoffman). Porém Fohr precisará enfrentar Rankin Fitch (Gene Hackman), um especialista em selecionar os jurados de forma a garantir de antemão sua vitória no julgamento. Porém o que Fohr e Fitch não contavam é que um dos jurados, Nicholas Easter (John Cusack), tem seus planos para manipular o júri. E, com o apoio de Marlee (Rachel Weisz), passa a chantagear a dupla avisando que o veredicto desejado sairá bastante caro.

Esse filme você encontra na Amazon Prime Vídeo.


#6 - DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA



Sim, o filme é preto e branco, mas vale a pena assistir.

Um jovem porto-riquenho é acusado do brutal crime de ter matado o próprio pai. Quando ele vai a julgamento, doze jurados se reúnem para decidir a sentença, levando em conta que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário. Onze dos jurados têm plena certeza de que ele é culpado, e votam pela condenação, mas um jurado acha que é melhor investigar mais para que a sentença seja correta. Para isso ele terá que enfrentar diferentes interpretações dos fatos, e a má vontade dos outros jurados, que só querem ir logo para suas casas.


#7 - TEMPO DE MATAR


Esse filme é forte, bem forte, mas diria que essencial. Nos faz refletir sobre vários pontos das carreiras jurídicas, muitas vezes, em conflito com nossa opinião pessoal.

Em Canton, no Mississipi, dois brancos espancam e estupram uma menina negra de dez anos. Eles são presos, mas quando estão sendo levados ao tribunal para terem o valor da sua fiança decretada o pai da garota (Samuel L. Jackson) decide fazer justiça com as próprias mãos e mata os dois na frente de diversas testemunhas, além de acidentalmente ferir seriamente um policial. Ele é preso rapidamente, mas a cidade se torna um barril de pólvora e, além do mais, a defesa tem de se defrontar com um juiz que não permite que no julgamento se mencione a razão que fez o pai cometer o duplo homicídio, pois o julgamento é de assassinato e não de estupro.


#8 - AS DUAS FACES DE UM CRIME


Eu, particularmente, adoro esse filme, então não podia deixa de indicá-lo.

Em Chicago, um arcebispo (Stanley Anderson) assassinado com 78 facadas. O crime choca a opinião pública e tudo indica que o assassino um jovem de 19 anos (Edward Norton), que foi preso com as roupas cobertas de sangue da vítima. No entanto, um ex-promotor (Richard Gere) que se tornou um advogado bem-sucedido se propõe a defendê-lo, sem cobrar honorários, tendo um motivo para isto: adora ser coberto pela mídia, além de ter uma incrível necessidade de vencer.


#9 - A JURADA


Quanto vale o voto de um jurado no tribunal do júri? Eu diria que não tem preço e você?

Annie Laird (Demi Moore), uma artista plástica que é mãe de Oliver (Joseph Gordon-Levitt), é escolhida como jurada no julgamento de um chefe mafioso (Tony Lo Bianco) que é acusado de envolvimento em um duplo assassinato. Entretanto, um homem (Alec Baldwin) é encarregado de "convencê-la" a votar pela absolvição e de influenciar o corpo de jurados a fazer o mesmo, pois a vida do seu filho depende da sua decisão.


#10 - O SOL É PARA TODOS


Essa recomendação é do meu pai, que não atua e conhece muito pouco da área jurídica, mas disse que esse filme marcou sua adolêscencia.

Jean Louise Finch (Mary Badham) recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu. 

Essa é a listinha de filmes que separei para vocês assistirem na quarentena para driblar o tédio. São filmes que passam mensagens importantes e muito profundas a respeito de diversas situações da vida e da carreira.

Espero que lhe seja útil. Até a próxima.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Flickr Images